Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O que fazer quando o inquilino desocupa o imóvel e não entrega as chaves

Quais medidas adotar quando o inquilino não devolver as chaves do imóvel

há 4 anos


Não é tão raro assim uma situação como essa, pelos mais diversos motivos, o proprietário tem seu imóvel alugado e de repente surpreende-se com informação de que seu inquilino desocupou o imóvel e não formalizou a entrega das chaves.

Com esse acontecimento também não é raro que o inquilino mude seu número de telefone e não avise seu novo endereço, o que dificulta a sua localização para devolver as chaves do imóvel.

Diante de um acontecimento como este, surgem algumas opções sobre o que pode-se fazer, opções estas que respeitam o que diz a lei e o contrato que existe entre as partes.

  • Caso haja uma ação de despejo já em andamento, deve-se informar o juiz o que o inquilino desocupou o imóvel e solicitar que seja expedido um documento chamado de “mandado de constatação, com autorização de arrombamento e imissão na posse”, que será cumprido pelo oficial de justiça.
  • Mas nas hipóteses em que ainda não há uma ação de despejo, o proprietário pode entrar com uma ação judicial chamada “reintegração de posse”, ou como alternativa, utilizar um documento chamado “Ata Notarial”.

Este documento é feito pelo servidor do Cartório da cidade onde o imóvel se encontra, nele deverá constar, por exemplo, a quanto tempo o imóvel estava desocupado, suas condições físicas, se havia ou não imóveis no local e de que a partir daquele momento o proprietário estava tendo de volta o direito de utilizar seu imóvel e alugar se quiser.

Independente da medida escolhida, é necessário atentar-se quando o inquilino deixar imóveis no local, o proprietário deverá providenciar os serviços de um profissional chamado “Depositário Fiel” que ficará responsável pela guarda dos imóveis abandonados pelo inquilino.

Se você gostou deixe o seu curtir e um comentário, siga o meu perfil para acompanhar as novas publicações. Até mais.

  • Publicações38
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11110
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-fazer-quando-o-inquilino-desocupa-o-imovel-e-nao-entrega-as-chaves/873226783

Informações relacionadas

Laís Gonçalves , Advogado
Artigoshá 4 anos

O que fazer quando o inquilino abandona o imóvel?

Carlos Wilians, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo | Petição Requerendo Imissão na Posse em Razão do Abandono do Imóvel no Curso da Ação

O que deve fazer o locador quando o inquilino abandonar o imóvel locado?

Petição Inicial - TJSP - Ação de Despejo por Falta de Pagamento Cumulada com Cobrança de Alugueres e Encargos, e Pedido de Tutela Antecipada de Imissão de Posse por Abandono do Imóvel - Execução de Título Extrajudicial - de Guerino Imóveis e Administração

Manuela Ferreira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Inquilino abandonou o imóvel, eu posso entrar com o chaveiro?

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Perdão, se a natureza da posse é locatícia, como ajuizar uma ação possessória? Creio que a Lei de Locações estabelaça que seja qual for a razão do término da locação, a ação para o locador reaver o imóvel é a de despejo. continuar lendo

A advogada fala imóveis deixados no local quando ela quer dizer móveis. continuar lendo

Achei também estranho a afirmação dela continuar lendo

Quando existe uma ação de despejo em andamento, sendo que o inquilino morou de graça sem pagar por 1 ano, e abandona o imóvel, não entrega as chaves, e ainda havendo uma ocorrência emergencial dentro imóvel é cabível fazer um BO na delegacia contra este inquilino fujão? Caso sim, qual seria o motivo? Furto das chaves do imóvel, por exemplo? continuar lendo

Estou neste mesmo caso, gostaria de saber como proceder com o inquilino que fez isso continuar lendo

COMO OBTER MEU EMPRÉSTIMO DESTA GRANDE EMPRESA

Olá meu querido pessoal, eu sou Linda McDonald, atualmente morando em Austin, Texas, EUA. Sou viúva no momento, com três filhos, e fiquei presa em uma situação financeira em abril de 2020 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei procurar empréstimos de várias empresas de empréstimo, privadas e corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito, não presa total dos criminosos de lá que os chamam de emprestador de dinheiro, todos eles são farsas, tudo que eles querem é seu dinheiro e você não terá mais notícias deles, eles fizeram isso comigo duas vezes antes de conhecer o Sr. David Wilson. A parte mais interessante é que meu empréstimo foi transferido para mim dentro de 74 horas, por isso aconselhamo-lo a entrar em contato com o Sr. David se você está interessado em obter um empréstimo e tem certeza de que pode pagá-lo no prazo, pode contatá-lo por e-mail ……… (davidwilsonloancompany4@gmail.com) Nenhuma verificação de crédito, nenhum fiador com apenas 2% de juros e melhores planos de pagamento e Se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência à obtenção de um empréstimo sem garantia, entre em contato hoje com o Sr. David Wilson para obter seu empréstimo.

Eles oferecem todos os tipos de categorias de empréstimo.
Empréstimo de curto prazo (5_10anos)
Empréstimo de longo prazo (20_40)
Empréstimo a médio prazo (10_20)
Eles oferecem empréstimos como
Empréstimo à habitação ............., Empréstimo comercial ........ Empréstimo por dívida .......
Empréstimo para estudantes .........., Empréstimo para startups
Empréstimo comercial ......., Empréstimo da empresa .............. etc
Email .......... (davidwilsonloancompany4@gmail.com)
Quando se trata de crise financeira e empréstimo, David Wilson é o lugar certo, por favor, diga-lhe que a Sra. Linda McDonald lhe direcionou Boa Sorte ................... .... continuar lendo